Liberalização das armas e seus impactos na vida das mulheres

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Por que mais armas de fogo significa mais morte de mulheres?

Mulheres negras, solteiras, com idade entre 25 e 35 anos, esse é o perfil das vítimas atendidas pela Central de Atendimento à Mulher (180). As violências mais recorrentes são a doméstica, dentre elas o feminicídio, e a tentativa de homicídio.

Em 2018 mais de 4 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, o que corresponde a uma taxa de 4,3 homicídios para cada 100 mil habitantes. Dessas, 51,6% foram mortas por armas de fogo, na maioria dos casos dentro de suas próprias casas.

Por que o aumento das armas de fogo afeta a vida das mulheres jovens?

Mais de 70% dos assassinatos no Brasil são cometidos por armas de fogo. Em 2018, segundo o Atlas da Violência, as mulheres jovens entre 15 e 29 anos foram 41,9% das mortes por homicídio.

O Rio de Janeiro teve um aumento de 4,2% nas taxas de homicídio e também lidera o ranking de número de registros de denúncias de violência contra a mulher. No estado, são 98,92 registros atendidos pela central para cada 100 mil habitantes.

Os dados mostram que em casa ou na rua, as armas de fogo são uma ameaça real a vida das mulheres jovens que enfrentam por um lado o perigo do feminicídio e por outro o homicídio na violência urbana.

Não podemos retroceder!

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu no último dia 12 trechos de quatro decretos editados pelo Governo Federal em fevereiro deste ano. Os decretos ampliavam o direito a posse de armas e munições.

Na decisão, a ministra alegou que os “os decretos parecem vulnerar princípios basilares da Constituição”, ao “sonegar proteção adequada e suficiente a direitos fundamentais nela assegurados”.

É urgente pensar políticas de enfrentamento ao machismo e misoginia que todos os dias aumentam as estatísticas de morte das mulheres neste país. Mulheres que morrem por serem quem são.

Para além da redução de armas e munição, é preciso sobretudo investir em uma educação não sexista, que defenda o direito a todas nós de existir!

Leia mais: Por que mais armas de fogo significa mais morte de mulheres?

Leia mais: Mulheres negras são as mais afetadas pelo aumento da compra de armas de fogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support