Mães de Manguinhos na Luta contra a Violência do Estado

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

O Mães de Manguinhos é um exemplo de resistência das mães que transformam o sofrimento da violência do Estado contra os seus em luta pela justiça e pelo fim dos assassinatos em seus territórios.

O movimento foi fundado por mães moradoras de Manguinhos que tiveram seus filhos assassinados pela polícia da UPP, que gerou vítimas desde sua chegada. A Unidade de Polícia Pacificadora chegou em Manguinhos em outubro de 2012 e já matou em março de 2013.

🟣A primeira vítima foi Matheus, um jovem de 16 anos, assassinado por uma arma de choque.
🟣A segunda vítima foi Paulo Roberto de 18 anos, que foi espancado até morte por policiais.
🟣A terceira vítima foi Johnatha de 19 anos morto por um tiro nas costas.

A força do Movimento

Ana Paula Oliveira, mãe de Johnatha, foi uma das fundadoras do Mães de Manguinhos. Ela, diante da dor, foi em busca de razões para o assassinato e também atrás da justiça por seu filho.

Começou a se conectar com diversas outras mães negras, faveladas e periféricas que também tiveram seus filhos assassinados. Ela junto de outras mães decidiram criar essa rede de luta contra a violência do Estado.

Nas palavras da própria Ana Paula, “o Mães de Manguinhos é uma rede que luta contra todos os tipos de violência, principalmente a policial. Acolhemos familiares de vítimas, estamos na linha de frente dessa luta em busca da memória, de justiça e da verdade. São as mães que estão juntas nessa luta!”

Ana Paula e todas as outras mães que formam o Movimento Mães de Manguinhos são exemplo das redes de apoio que mulheres criaram após sofrerem com a violência do Estado. As mulheres estão sempre em movimento em busca de fortalecimento e justiça pelos seus.

CHEGA DE VIOLÊNCIA DO ESTADO!

Por Mim, Por Nós, Por Todas!

Fonte: Voz das Comunidades

Leia mais: Mulheres das favelas da Maré e Jacarezinho sofrem com ações do Estado em meio a pandemia

Leia mais: Dia das Mães – Somos Todas MÃES do Jacarezinho – RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support