Mês de Luta das Trabalhadoras Domésticas

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Violação dos Direitos das Mulheres Trabalhadoras

 

Relembramos o caso da trabalhadora doméstica com deficiência intelectual, de 55 anos, foi resgatada no dia 03/02/2022 após viver por mais de 40 anos em situação análoga à escravidão no município de Campo Bom/RS, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/RS).

 

Além de ser forçada a realizar todo o trabalho doméstico, sem limite de carga horária, sem registro de carteira assinada e sem receber nenhuma remuneração financeira, a trabalhadora sofria violências físicas e psicológicas, e não tinha acesso a seus documentos.

 

Segundo a vizinhança, a trabalhadora chegou até a família da empregadora ainda criança, com cerca de menos de 10 anos, e nunca frequentou a escola.

 

A vulnerabilidade desta trabalhadora demonstra a desvalorização do trabalho realizado pelas mulheres e das desigualdades sociais herdadas de uma sociedade colonizada e escravocrata, onde o racismo e o sexismo continuam estruturando as relações de trabalho e de vida.

 

Após o resgate, além de recuperar o vínculo com a família, a trabalhadora poderá receber mais de 93.000,00 de verbas rescisórias, referentes aos últimos 5 anos de trabalhos prestados, que é tempo previsto em lei.

 

As trabalhadoras domésticas têm direitos como em todas as profissões! Exigimos dignidade, remuneração e justiça!

 

Denuncie o trabalho degradante e análogo à escravidão. Procure o Ministério Público de seu município ou Disque 100.

 

#PorMimPorNosePoTodas

#TrabalhadoraDomestica

#TrabalhoEscravo

 

Fonte:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2022/02/empregada-domestica-e-resgatada-apos-viver-mais-de-quatro-decadas-em-situacao-analoga-a-escravidao-em-campo-bom-ckz8uefly00830188maj1t024.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support