Mulheres das favelas da Maré e Jacarezinho sofrem com ações do Estado em meio a pandemia

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Em menos de 24 horas, mulheres trabalhadoras moradoras das favelas do Jacarezinho e da Maré, no Rio de Janeiro, ficaram expostas a mais uma demonstração de descaso com suas vidas.

⚠ Na Maré, uma operação da Prefeitura, no dia 5 de maio de 2021, demoliu construções irregulares e desocupou outras casas, sem uma notificação prévia, deixando mães, filhas, avós e diversas famílias sem saber o que fazer.

A ação de desocupar casas e deixar pessoas sem um teto em meio a uma pandemia, choca não somente pelo momento que estamos vivendo, mas também por desrespeitar a Lei Nº 9020 de 25/09/2020, que “determina a suspensão do cumprimento de mandados de reintegração de posse e imissão na posse, despejos e remoções judiciais ou extra-judiciais enquanto medida temporária de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do Novo Coronavírus”.

⚠ Já na manhã de hoje, 06 de maio de 2021, na favela do Jacarezinho, mulheres trabalhadoras tiveram suas vidas e rotinas mais uma vez ignoradas com um intenso tiroteio. Vale lembrar que o STF restringiu operações em favelas durante a pandemia. Só estão autorizadas em “hipóteses absolutamente excepcionais”.

Qual a excepcionalidade para o Estado ao entrar em uma favela?

Mulheres trabalhadoras que são, em sua maioria, chefas de família, sobrevivem dia após dia na incerteza de dias melhores. Afinal, são desrespeitadas em sua própria casa, afastadas de seus direitos básicos e jogadas à própria sorte.

✊ Não vamos parar até Todas nós sermos respeitadas!

Pela vida de Todas, exigimos Auxílio Emergencial de R$ 600 e Vacina Para Todas Já!

Fontes: Maré de Notícias | Voz das Comunidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support