[rev_slider_vc alias=”covid19″]

Nota: Violência contra as mulheres se enfrenta com combate ao machismo e politicas públicas!

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

A Casa da Mulher Trabalhadora-CAMTRA e a Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Plataforma MROSC  repudiam veementemente as declarações do Presidente da República que usou os casos de violência contra as mulheres para defender o fim do isolamento social frente à pandemia do novo coronavírus. “Tem mulher apanhando em casa. Por que isso? Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Como é que acaba com isso? Tem que trabalhar, meu Deus do céu. É crime trabalhar?” afirmou Bolsonaro à jornalistas no dia 29 de março.

Diversos estudos e a experiência de países em que o COVID-19 chegou antes que ao Brasil confirmam que o isolamento social é a única forma de diminuir o número de casos e mortes. Da mesma forma, também é correto afirmar que a violência contra as mulheres e a violência doméstica —embora sim sejam agravadas por situação de crises, como as pandemias — são questões estruturais e sistêmicas, que estão longe de acabar independente da quarentena.

Em 2018, a cada dois minutos, uma mulher foi vítima de violência doméstica no Brasil e por dia 180 foram vítimas de estupro, conforme apontou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já no ano passado, de acordo com o Núcleo de Estudos da Violência da USP, em parceria com o Fórum de Segurança Pública, o Portal G1 e as Secretarias de Segurança estaduais, o número de feminicídios cresceu 7,3 % no país em comparação a 2018, totalizando 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres (números provavelmente subnotificados, conforme apontam especialistas na área).Tais dados indicam que a violência contra a mulher no Brasil é um fenômeno sistêmico, potencializado pelas desigualdades de gêneros como o a misoginia, a divisão sexual do trabalho, o racismo e os discursos de ódio.

Por isso, combater a violência contra as mulheres exige o enfrentamento do machismo enraizado em nossa sociedade, o investimento em políticas públicas como a educação não sexista, a importância e o debate das questões de gênero nas escolas, o treinamento e aprimoramento do atendimento nas Delegacias da Mulher – DEAM, a construção e o fortalecimento de redes de assistências e apoio à vítimas de violência física e sexual, a garantia do respaldo e amparo jurídico e institucional às vítimas, entre outras ações. Infelizmente, o Brasil, segue na direção contrária dessas políticas, reduzindo o orçamento dos programas de assistência a mulher e combate à violência de gênero. Entre 2015 e 2019, o orçamento da Secretaria da Mulher do governo federal diminuiu de R$ 119 milhões para R$ 5,3 milhões.

É por esses e outros motivos, que enquadrar a violência doméstica apenas no contexto da quarentena e do Covid-19 não só é um equívoco como é também um desrespeito à todas as mulheres e todas as redes e movimentos feministas que atuam no combate da violência de gênero. Tais declarações, infelizmente, demonstram o oportunismo de quem põe os lucros e os interesses econômicos acima da saúde ou do bem-estar das mulheres e da população em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support