A Cultura do Estupro e o Caso Mariana Ferrer

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Nesta semana o caso de Mariana Ferrer chegou a nível nacional causando grande comoção. Ela foi estuprada em uma casa de festas e depois foi humilhadas e desrespeitada no sistema de justiça em uma audiência que terminou com a condenação por “estupro culposo” este inexistente no Código Penal.
No vídeo da audiência Mariana foi destratada e sua denuncia de estupro foi diminuída sob o argumento de que ela sempre postava fotos de biquini nas redes sociais. Durante a audiência Mariana chorava pedindo respeito e nenhuma das partes, todos homens, interviu.
Essa situação faz parte da chamada Cultura do Estupro atualmente presente na nossa sociedade. De acordo com a Cartilha “A Violência Contra a Mulher Não É O Mundo Que a Gente Quer“ lançada em 2018 pela CAMTRA a partir da Cultura do Estupro acredita-se que “as mulheres são inferiores aos homens e não tem direito à autonomia sobre seus corpos e seus comportamentos. Dessa forma os homens teriam o direito de dispor dos corpos das mulheres de acordo com suas próprias vontades.”
A cultura do estupro reforça os julgamentos morais sobre as mulheres, propagando a falsa ideia de que as mulheres são violentadas por seu comportamento, porque não “se deu ao respeito”. No lado oposto, reforça que a sexualidade dos homens é incontrolável e que os mesmos comentem violência em função do comportamento das mulheres. Nesse sentido, é muito emblemático que nenhum dos homens presentes na audiência tenham se indignado e se manifestado.
Assim como o caso de Mariana Ferrer muitas outras mulheres são vítimas dessa cultura em diferentes aspectos de suas vidas. Por isso é preciso uma educação não sexista para se ensinar desde a primeira infância que não existem diferenças entre mulheres e homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support