Por Mim, Por Nós e Por Todas: Auxílio Emergencial Já!

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

As mulheres representam o grupo mais vulnerável afetado pela covid-19. Foram as que mais perderam empregos, as que menos conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho e as que mais dependeram do auxílio emergencial para si e para o sustento de suas famílias.

São 40 milhões de lares brasileiros chefiados por mulheres, a maioria deles por mulheres negras. Quase todas precisam conciliar a dupla jornada de trabalho enquanto lutam contra a desigualdade e a escassez de oportunidades. De todos os lares chefiados por mulheres negras, aproximadamente 63% estão abaixo da linha da pobreza e sobrevivem com cerca de 400 reais por mês. O auxílio possibilitou que muitas dessas mulheres pudessem ter o mínimo para sobrevivência, nesse momento em que todos os setores de trabalho foram afetados.

Os casos de covid-19 continuam crescendo e lotando os hospitais do país. O sistema de saúde, em diversas capitais, mostra sinais de colapso, pois muitos estão sem recursos e sem respiradores para atender os casos mais graves. A vacina já está sendo distribuída, porém, até agora, menos de 1% da população foi vacinada e, se continuarmos nesse ritmo, levará mais de 4 anos, até que todas as brasileiras e brasileiros sejam imunizadas, segundo as/os pesquisadoras(es) da USP.

Desde que foi implantado, o auxilio chegou a mais de 126 milhões de pessoas, o que representa 60% da população brasileira, segundo o Ministério da Cidadania. Foram aproximadamente 15 milhões de brasileiras e brasileiros que saíram da extrema pobreza (faixa que atinge milhões de famílias vivendo com menos de R$ 1,90 por dia), por causa do benefício.

A taxa de desemprego também bateu recorde, segundo o IBGE, chegou a 14,6% no ano passado, o que representa 14 milhões de brasileiras(os). Ainda segundo o instituto, a taxa de desemprego é de 17% para mulheres e de 16% para negras(os), que representam o maior índice de desempregadas(os) no país.

Tirar o auxílio dessas milhões de mulheres, mães e trabalhadoras é um ato desumano, pois representa tirar a principal ou única fonte de renda de muitas brasileiras, que estão enfrentando tantas dificuldades para sustentarem suas famílias. A pandemia ainda não acabou e o auxílio também não deve acabar!

As mulheres exigem auxílio emergencial até o fim da pandemia! É pela vida das mulheres e das crianças!

Leia mais: Auxílio Emergencial Já

Leia mais: #GuardaArmadaNão: decisão do STF ameaça a vida das mulheres trabalhadoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support