Por que mais armas de fogo significa mais morte de mulheres?

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

O Atlas da Violência 2020 aponta para uma realidade que se consolida cada vez mais na vida das mulheres: o feminicídio por armas de fogo.

Em 2018 mais de 4 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, o que corresponde a uma taxa de 4,3 homicídios para cada 100 mil habitantes. Dessas, 51,6% foram mortas por armas de fogo, na maioria dos casos dentro de suas próprias casas.

Com a pandemia, os impactos da violência são ainda mais profundos. No ano passado, 8 milhões de mulheres saíram do mercado de trabalho. Destas, 11,5 milhões são mães solo.

Fora do mercado de trabalho, recebendo atualmente um auxilio de R$375 (para famílias chefiadas por mulheres) e com o acúmulo de tarefas devido ao fechamento de escolas e creches, as mães solo sofrem os maiores impactos da pandemia. E essa situação se agrava ainda mais quando estas são periféricas e negras.

Por que mais armas estão em circulação?

No dia 12 de fevereiro, foram editados quatro decretos que flexibilizam o porte de armas. Entrando em vigor no dia 12 de abril de 2021, antes mesmo de serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ampliam de 4 para 6 o número de armas que um cidadão pode ter, permite o porte simultâneo de duas armas e aumentam o acesso a quantidade de munição para colecionadores e atiradores.

Apesar de todos os dados apontarem para o agravamento da vulnerabilidade das mulheres, as políticas públicas seguem na contramão do cuidado com a parcela da população mais vulnerável.

Estar em casa não é seguro, estar nas ruas também não. Até quando as mulheres seguirão em risco por serem quem são?

Fonte: El Pais| Observatório de Favelas

Leia mais: Mulheres negras são as mais afetadas pelo aumento da compra de armas de fogo

Leia mais: Maior acesso às armas de fogo afeta a vida das mulheres trabalhadoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support