Depoimentos

Mayara Lemos

Acho importante esse trabalho de distribuir preservativos para prevenir doenças como a Aids e outras. Por isso que sempre ligo para a CAMTRA avisando quando as camisinhas estão acabando, não quero saber de ninguém com doenças porque não usou. Muitas pessoas que chegam para buscar as camisinhas nem são clientes da loja. Tem uma mulher que é professora que sempre vem buscar para seus alunos do Ensino Médio que são adolescentes… Por isso acho que deveria haver mais dispensadores como esse daqui, nas lojas do Saara, nas escolas, e nas casas de show.

Sueny Nogueira

Acho maravilhoso o trabalho que a CAMTRA faz para atingir as mulheres com suas ações. Me identifiquei com a CAMTRA na primeira oficina que participei, na época tinha 18 anos, e, desde então, admiro e ajudo no que posso para tentarmos atingir o máximo de mulheres possíveis e unir mais forças para lutarmos pelos nossos direitos juntas. Gosto de colaborar com a CAMTRA porque nós vamos nos lugares mais distantes da capital para fazer as oficinas e debates, e, com isso, conseguimos saber um pouco do que cada companheira pensa a respeito de seus direitos no modo geral. Sempre estamos juntas com os mesmos objetivos e isso me deixa motivada e orgulhosa de fazer parte de tudo isso. Gosto muito do que faço e com certeza vou continuar colaborando.

Cleonir Alves (Gaúcha)

Eu me sinto muito feliz testemunhando o trabalho da Camtra, porque a partir dele fui construindo a raiz do meu conhecimento e também outras lideranças se motivaram a seguir seus princípios. Eu vi a Camtra nascer, emergindo de um sonho de transformar a vida as mulheres na busca por mais dignidade e respeito. Hoje, a resposta deste sonho está aí, todo o Brasil já conhece e me sinto feliz de ter participado desta construção. Eu vejo a Camtra como a entidade feminista mais atuante, porque ela vai ao encontro das mulheres, levando informações, seja na comunidade, no trabalho ou na escola. No passado, tínhamos que andar de livro de baixo do braço pedindo ajuda e pegando caixote na rua para colocar os arquivos e solicitações das mulheres. Tudo isso serve de incentivo a todas nós, que embora com dificuldades, temos que ir em frente.

Maria Eduarda

Conheci a CAMTRA há cerca de 3 anos, quando tinha 24 anos e, particularmente, estava vivendo um momento muito difícil pois estava tentando sair de um relacionamento abusivo. Categoria essa que pude aprofundar e reconhecer suas múltiplas expressões através dos testemunhos de tantas mulheres que a CAMTRA alcança. Seja pelas formações e cursos, seja pela barraca de direitos no Saara. Hoje, se posso e me afirmo enquanto mulher feminista é devido a tudo que aprendi e aprendo na CAMTRA. Vida longa longuíssima à CAMTRA!!!!!

Rejany Ferreira

Conheci a Camtra em uma Conferência Municipal de Mulheres, onde eu estava participando pela primeira fez como representante da OMA, em meio a algumas divergências em um momento de tomada de decisões a companheira Eleutéria pega o microfone e faz valer o processo democrático do qual estávamos participando. Depois desse primeiro momento nunca mais nos largamos, fazemos parte do FEM, nos encontramos em reuniões, atos e formações, me tornei amiga pessoal de algumas mulheres que compõe a instituição, aprendi muito e troquei muitas vezes através da Camtra. Fiz parte e construí uma campanha sobre o assédio no transporte e foi incrível. Aprendi que nós mulheres fazemos política de forma diferente nesse espaço. Hoje sou uma associada, pois sei da importância dessa instituição na vida de cada mulher que recebeu apoio de forma direta ou indireta e assisti a mudança na vida de muitas mulheres através da Camtra.

Rebecca Nora

Conheci a Camtra em 2017 no curso de formação e cresci tanto de lá pra cá que parece que foi muito mais. É importante pra mim porque me ensinou muito sobre as teorias e práticas do feminismo, me propicia um espaço saudável e afetuoso de militância, além de me dar uma força gigante no meu reconhecimento e experimentação artística. Me dá força pra acreditar na resistência.

Taís Victa

Umas das poucas instituições que tive o prazer de conhecer e participar das ações pela luta e o Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Prezo palavras e sou também das ações. Contar com a Camtra para visibilizar a voz e a luta de mulheres com e sem deficiência tem um significado potente na minha história de luta também.

Lucy McMahon

I am a research student from the university of Cambridge in the UK. My doctoral thesis is on the fight for better health rights for female street vendors in Rio, and I have had the pleasure of participating in various events and meetings with CAMTRA. CAMTRA is one of the most inspiring organisations that I have ever encountered. One of the things that most inspires me about CAMTRA is that the organisation manages to balance various important practices that for many other organisations have been irreconcilable. They combine the fight for a better world with practical support. For example, they not only provide condoms but also fight against sexism at the very base of social relations through their educational projects, films and campaigns. Furthermore, they maintain a feminism ‘inside and outside’, that is, with the principles of solidarity, integrity and self-critique the feminism of CAMTRA is really ‘for me, for us and for others. Tradução: Eu sou uma pesquisadora e estudante da universidade de Cambridge no Reino Unido. Minha tese de doutorado e sobre a luta para melhores direitos de saúde para vendedores ambulantes no Rio e tive a prazer de participar em várias eventos e reuniões da CAMTRA. A CAMTRA é uma das organizações mais inspiradoras que eu já encontrei. Uma das coisas que me inspira mais na CAMTRA é que essa organização consegue balancear várias práticas importantes, que para muitas outras organizações ficam irreconciliável. Elas combinam a luta por um mundo melhor com a prática como suporte. Por exemplo, […]

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support