Repúdio ao ato de racismo sofrido pela Dra. Valéria dos Santos

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

“… desde o momento em que eu sentei na cadeira pra trabalhar, o racismo estava atuante ali. Mas eu abstraí…. porque preciso trabalhar, mas, a partir do momento em que me colocaram no chão e eu fui algemada, a ficha caiu totalmente. Era racismo”, disse Dra Valéria dos Santos, mulher negra e advogada.

Ela foi presa durante uma audiência nesta terça (13/09), no Juízado Especial de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, apenas por exercer sua profissão, na presença de autoridades do Judiciário, Policiais e civis.

Ela foi algemada e presa por ordem da juíza ao se recusar a deixar a sala de audiência.

Além do constrangimento e o censura da liberdade de fala e cidadania de uma mulher negra, o uso abusivo de poder para algemar a advogada fere sua dignidade e reafirma o racismo institucionalizado em nossa sociedade. No caso de uma mulher negra, a dinâmica do sexismo se mistura com o racismo e desenvolve, dentro de um universo de atitudes e valores, formas coercitivas de as silenciar e invisibilizar.

A CAMTRA manifesta total repúdio ao tratamento desrespeitoso, discriminatório e preconceituoso sofrido pela Senhora Advogada, Dra Valéria Santos e exige que todas as pessoas envolvidas sejam responsabilizadas pelo ato de violência.

Veja a entrevista completa: https://bit.ly/2NINHZH

#mulheres #mulher #machistasnãopassarão #mulheresunidas #mulheradvogada #prerrogativasdaadvocacia #racismo #racismoinstitucional #racistasnãopassarão #prerrogativas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support