Semana do Voto Feminino: 90 anos de Luta no Brasil – Celina Guimarães

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Celina Guimarães – Professora, Primeira Eleitora do Brasil (1890 – 1972).

A professora Celina Guimarães Vianna: Foi a primeira eleitora do Brasil. Ela foi incorporada como eleitora em 1927, quando o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a estabelecer a lei nº 660/1927 que acabava com a distinção de sexo para o exercício do sufrágio.


Antes de marcar a história do Brasil, como a primeira eleitora, Celina Guimarães já fazia a diferença na educação, ela trocou o uso da palmatória como ferramenta disciplinadora pelo teatro, como técnica pedagógica, por exemplo.

Celina votou pela primeira vez nas eleições de 1928, em Mossoró, junto com outras pouquíssimas mulheres. No dia 05 de abril também votaram Beatriz Leite e Eliza da Rocha Gurgel. Em Natal votaram Antônia Fontoura, Carolina Wanderley, Julia Barbosa e Lourdes Lamartine Em Apodi as primeiras eleitoras foram Maria Salomé Diógenes e Hilda Lopes de Oliveira. Em Pau dos Ferros,
Carolina Fernandes Negreiros, Clotilde Ramalho, Francisca Dantas e Joana Cacilda Bessa. Ainda em Caicó e Acari, respectivamente, Júlia Medeiros e Martha Medeiros.

Nessas eleições foram eleitas as primeiras vereadoras do Brasil, na época chamadas de Intendente Municipal. Julia Barbosa foi eleita em Natal e Joana Cacilda foi eleita em Pau dos Ferros.

Celina estava organizada com outras mulheres no movimento sufragista potiguar, que lutava assim como Bertha Lutz por reivindicações feministas por igualdade de direitos, foi através dessa articulação que as feministas conseguiram intervir na legislação estadual e garantir essa conquista eleitoral.

Embora seja um marco para a história brasileira e das mulheres, nem todas as mulheres tinham acesso ao voto, pois precisavam ser alfabetizadas, algo que só as mulheres de classe média alta conseguiam.

Para conseguir o sufrágio feminino para todas as mulheres, as feministas brasileiras continuaram lutando pelo acesso universal aos direitos políticos até 1988, quando foi realizada a Assembleia Constituinte. Mas essa é outra parte da história.

Fontes:
https://mulheres.apmppr. org.br/noticias/celina-guimaraes-viana-312

https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/centro-de-memoria/os-80-anos-do-voto-de-saias-no-brasil-tre-rn

#CelinaGuimaraes
#PrimeiraEleitora
#Votodasmulheres
#VotoFeminino

ParaTodasVerem: Card com fundo lilás e roxo, detalhe em branco, letras magenta e roxa. À direita foto em preto e branco da primeira eleitora do Brasil, Celina Guimarães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support