Semana do Voto Feminino – 90 anos de Luta no Brasil – Vereadora Marielle Franco

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Vereadora Marielle Franco (2016)

Eleita Vereadora no Rio de Janeiro com a quinta maior votação em 2016, Marielle Franco legislou a favor das mulheres, das(os) negras(os) e da classe trabalhadora.

Sua mandata foi tão ativa na defesa dos direitos humanos lutando contra a violência do Estado, que na tentativa de pará-la a assassinaram brutalmente junto com seu motorista Anderson.

Há 1.443 Dias lutamos por justiça e para saber: Quem e por quê mandou matar Marielle? Devido as inúmeras intervenções, foi criado o Comitê Justiça Por Marielle e Anderson para acompanhamento das investigações do caso.

“Não serei interrompida!” disse a própria Marielle em vida e mesmo após ser executada, continua fazendo história. Cinco meses depois de sua morte a Câmara de Vereadoras e Vereadores do Município do Rio de Janeiro aprovou 5 projetos de lei de Marielle Franco:
Lei 017/2017, que institui o programa Espaço Infantil Noturno de Atendimento à Primeira Infância
Lei 103/2017 inclui o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no calendário oficial do município
Lei 417/2017 cria a campanha permanente de conscientização e enfrentamento ao assédio e violência sexual na cidade do Rio.
lei 515/2017, que institui o Programa de Efetivação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no município do Rio
Lei 555/2017, que cria o Dossiê Mulher Carioca

Em março de 2021 a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o PL 92/2021 da vereadora Monica Benicio que instituiu a data de aniversário de Marielle, 14 de março, como o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres.

Em abril de 2021 a Câmara de Municipal de Araraquara aprovou a Lei Marielle Franco que institui o Dia de Luta contra Genocídio da Mulher Negra.

Na memória, na política e em nossa luta pela transformação da sociedade, Marielle, Presente!

#paratodasverem: Card com fundo roxo, lilás e branco. Letras roxa e magenta. À direita foto da Vereadora Marielle Franco.

#Marielle
#Votofeminino
#90anosvotofeminino
#24defevereiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support