Semana do Voto Feminino: 90 anos de luta no Brasil

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Sufrágio Feminino e Universal: a Luta do Movimento Feminista pelo Voto

 

Na data de 24 de fevereiro de 1932, nós mulheres brasileiras, conquistamos o direito a votar e ser votadas. Mas para conquistarmos a cidadania feminina há 90 anos atrás, o movimento feminista já lutava há alguns anos.

Em todo o mundo as mulheres se organizavam para denunciar o sexismo institucionalizado que explorava a força de trabalho das mulheres, mas não nos permitiam o direito a participação política.

Convidamos vocês a conhecer melhor essa história na série Semana do Voto Feminino: 90 anos de lutas no Brasil. Para iniciarmos homenagearemos nossas precursoras nesta luta, as sufragistas.

As Neozelandesas foram as primeiras a garantir o direito ao voto para as mulheres, em 1893, a participação política foi motivada pelo enfrentamento a violência doméstica, pois assim poderiam votar pelo controle de vendas de bebidas alcóolicas. Após 129 anos das primeiras mulheres terem direito ao voto, o Enfrentamento a Violência Doméstica continua sendo uma das principais pautas políticas do Movimento Feminista.

 

A ousadia das sufragistas inglesas, foi causa de grande visibilidade a luta pelos direitos políticos das mulheres em todo o mundo. “Ações, não palavras” era o lema do movimento, que levou a morte da professora Emily Davison, após jogar-se na frente do cavalo do rei Jorge V, para entregar-lhe a reivindicação de voto. Emily morreu 3 dias depois do atropelamento. Contudo as inglesas só conseguiram o Sufrágio Universal em 1928.

 

Na América Latina, o Uruguai foi o primeiro país latino-americano a aprovar o voto feminino, em 1917. Mas somente em 03 de julho de 1927, a brasileira Rita Ribeira, residente em Cerro Chato – Uruguai, foi a primeira mulher da América do Sul a votar. Em seguida, o voto feminino foi aprovado no Equador (1929), do Brasil (1932), do Chile (1934), da Bolívia (1938), da Venezuela (1946) e da Argentina (1947).

 

No Brasil, Maria Lacerda de Moura e Leolinda Daltro participaram nacional e internacionalmente pelo Sufrágio Feminino, mas também por outros direitos das mulheres; Bertha Lutz, fundou a Federação Brasileira para o Progresso Feminino, após participar de assembleias pelo voto feminino nos EUA e na Europa. Em 1932, Celina Guimarães foi a primeira brasileira a votar, em Mossoró/RN.

 

O sufrágio universal, ou seja, todas as mulheres, casadas, solteiras, analfabetas, negras, divorciadas (…) sem discriminação de sexo, classe, ou raça/etnia, só foi aprovado em 1988 com a Constituição Federal Brasileira vigente até os dias atuais.

Fontes:

https://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/agenciabrasil/noticia/2012-03-08/rita-ribera-foi-primeira-mulher-da-america-do-sul-exercer-direito-ao-voto

https://www.politize.com.br/historia-do-voto-no-brasil/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support