Série Consciência Negra

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Novembro é o mês da Consciência Negra e iremos iniciar uma série de postagens sobre as mulheres negras abordando diferentes questões.
De acordo com o IBGE a população negra do país é de 56,10%. Porém representam 76% dos mais pobres do país.
Esses números expressam a grande desigualdade de raça que existe no país. No entanto quando se olha para a questão por uma perspectiva de gênero vê-se que as mulheres negras são extremamente afetadas por essa realidade.
De acordo com a professora Zélia Amador de Deus as mulheres negras são vítimas de uma tríade de opressões sendo elas: Cor, gênero e classe.
E os dados mostram que essa situação piorou com a pandemia da COVID-19. A pandemia trouxe uma fragilização das condições de vida e os grupos mais precarizados foram os mais afetados. Estudos mostram que negras morrem 40% mais do que brancas por conta da covid. Além disso devido a instabilidade financeira e precarização do trabalho muitas não tiveram a oportunidade de fazer a quarentena colocando suas vidas em riscos.
São também as mulheres negras a maioria nos cargos ligados ao cuidado como cuidadoras, enfermeiras e babás, estes que representam maior risco de contágio.
Essa é a realidade das que mantiveram o emprego durante a pandemia porém, muitas foram demitidas ou não conseguiram manter suas atividades econômicas, o IBGE mostra que este ano houve a maior taxa de desemprego entre negras e brancas no país desde 2012.
A realidade da população negra no país piorou com a COVID-19 que escancarou as desigualdades e as diferenças que o racismo no país causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support