Série: Dossiê Mulher 2020 do ISP/RJ-Violência Moral

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Em 2019, 87 mulheres foram vítimas violência moral por dia no Rio de Janeiro de acordo com o Dossiê Mulher 2020/ISP-RJ.
Esse tipo de violência se caracteriza por “uma ação, atitude ou intenção que produz dano à dignidade da pessoa. No contexto da violência de gênero, a Violência Moral é o recurso, não raro, sutil e cotidiano, do agressor para a manutenção de uma relação assimétrica de poder.” Sendo dividida em três tipos de acordo com o Código Penal Brasileiro : calúnia, difamação e injúria. ALém dessas o Dossiê inclui a divulgação de cena de estupro ou de estupro de vulnerável como tipos de violência moral.
De acordo com o Dossiê este tipo de violência sofre de subnotificação, principalmente pelo fato de ser difícil para a vítima reconhecer o crime que não deixa marcas visíveis e que está inserido dentro de uma cultura que aceita como normal a dominação masculina sobre corpos femininos.
Também chama atenção o fato de que em crimes de feminicídio a violência moral era um fator constante na relação entre a vítima e o criminoso. Isso mostra que essa violência embora mais sutil que as outras é um sinal de alerta para as relações pois se tornam o fio condutor para a violência física e para o feminicídio.
Por esse fator é importante a conscientização do que tipifica violência moral para que a mulher saiba quando está sofrendo e possa procurar ajuda. Saiba mais sobre os crimes de violência moral em http://arquivos.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/uploads/DossieMulher2020.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support