Série: Dossiê Mulher 2020 do ISP/RJ-Violência Psicológica

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
A cada 24 horas, 114 mulheres foram vitimas de violência psicológica no ano passado, número que reflete as denúncias feitas apenas no estado do Rio de Janeiro. Mais de 30% desses casos ocorreram no interior do estado e mais da metade das mulheres eram pretas ou pardas.
Segundo a definição do artigo 7º, inciso II da Lei Maria da Penha “A violência psicológica (é) entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante (…) e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.
A violência psicológica pode vir a ser uma das mais difíceis de ser identificada pelas vítimas. Pode ocorrer de forma sutil, em ações do dia a dia, pequenas atitudes ou pode ocorrer de forma mais agressiva e associada a outros tipo de violência.
A conscientização da sociedade, e em especial de nós mulheres quanto a esse tipo de crime é de grande e vital importância, pois por muitos anos comportamentos machistas e violentos foram normalizados pela sociedade de forma a desmerecer o nosso sofrimento. Mesmo que não deixe marcas físicas, a violência psicológica pode vir a deixar marcas muito mais profundas e difíceis de serem curadas.
É importante lembrar que nessa análise não foram levados em conta o número de crianças e adolescentes que de forma direta ou indireta, também foram psicologicamente violentadas.
Sabemos que existem muito mais vitimas do que mostram os números, e que muitas mulheres ainda deixam de denunciar esse tipo de violência pelos fatores já mencionados. Mas nós não podemos mais nos calar, os autores não podem mais seguir impunes, registrar a queixa é o primeiro passo para expor cada vez mais a sociedade machista em que vivemos e juntas trabalharmos para o fim da violência contra as mulheres.
Saiba mais sobre os crimes de violência sexual em http://arquivos.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/uploads/DossieMulher2020.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support