Série: Dossiê Mulher 2020 do ISP/RJ-Violência Sexual

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
A cada 24h, 18 mulheres sofreram violência sexual no Rio de Janeiro em 2019. Este aumento crescente da violência sexual é evidente nos dados que trazemos dando continuidade a série do Dossiê Mulher 2020/ISP-RJ.
Como crimes de violência sexual o documento enquadra os delitos de estupro, tentativa de estupro, importunação ofensiva ao pudor, importunação sexual, assédio sexual e ato obsceno.
Ainda há poucos registros de algumas destas violências devido ao comportamento machista naturalizado, mas ainda assim o estudo também traça o perfil das vítimas para apontar políticas públicas específicas de prevenção a cada grupo.
Notamos que nos casos de estupro e estupro de vulnerável as mulheres negras são as mais violentadas, no entanto as mulheres brancas são maioria ao registrar importunação sexual, assédio sexual e ato obsceno mais uma evidência do racismo e machismo estrutural.
Assim como analisa o dossiê é importante lembrar que os crimes de violência sexual, seja em sua forma mais grave como o estupro de vulnerável ou tanto na importunação sexual que aparece pela primeira vez neste relatório já que se tornou crime em 2018 e por muitas das vezes ainda é disfarçada como “cantada”, na maioria dos registros não houve aplicação das leis qualificadoras.
A violência sexual atinge a dignidade humana da mulher e deixam sequelas físicas e mentais para o resto de suas vidas. Mesmo sendo traumático é importante registrar para que os autores possam ser punidos.
Saiba mais sobre os crimes de violência sexual em http://arquivos.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/uploads/DossieMulher2020.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support