Série: Legislação do Aborto na América Latina – Argentina

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
A luta pela descriminalização do Aborto na América Latina .Em que pé estamos?
A luta pela legalização do aborto é uma demanda presente em todas as partes do mundo. A partir de hoje até o final do mês faremos uma análise sobre como está a luta pela descriminalização em cada país da América Latina.
Iniciaremos hoje pela Argentina.
Na argentina o aborto é considerado desde 1921 como uma prática ilegal punível com até 15 anos de prisão com exceções em caso de ameaça a vida da gestante e gravidez decorrente de estupro. Porém, mesmo em casos em que o acesso ao direito é concedido profissionais de saúde se negam a realizar o procedimento ou criam barreiras arbitrárias como exigir permissão da justiça ou tempo de espera.
Estima-se que no país ocorram 450.000 abortos por ano e em 75 % dos casos as mulheres precisam ingressar no sistema de saúde para completar o procedimento devido a complicações.
Além disso a situação do acesso se agravou com a pandemia do COVID-19 já que mulheres não podem sair de casa para realizar o procedimento.
Desde 2018 o debate se tornou intenso no país levando a uma onda de protestos e em março de 2020 o presidente ia apresentar uma proposta para a despenalização porém por conta da pandemia o processo segue parado no país.
A CAMTRA defende a descriminalização e legalização do aborto e luta para que nenhuma de nós seja presa, punida ou humilhada por ter realizado um aborto. Lutamos pela nossa autonomia e pelo total controle do nosso corpo e de nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support