Série: Legislação do Aborto na América Latina- Costa Rica

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Na Costa Rica o aborto é punido com 3 anos de prisão exceto em caso de risco de vida da gestante desde 1970 de acordo com o artigo 121 do Código Penal do país.
Porém , ainda assim as mulheres da Costa Rica enfrentam diversas dificuldades para conseguir realizar um aborto no único caso possível, previsto por lei, que garante a preservação das mulheres em casos de risco.
Liderado por frentes religiosas o movimento antiaborto construiu uma perspectiva de gênero na qual a maternidade é um componente fundamental da identidade feminina criando na mentalidade da população um tabu contra o aborto.
Entretanto, mesmo sendo um tabu na sociedade, isso não quer dizer que os casos de aborto sejam inexistentes, muito pelo contrário. A criminalização quase que total do aborto no país e as inúmeras dificuldades que as mulheres encontram para realizar um aborto mesmo quando este é permitido por lei acabam fazendo com que elas precisem buscar o mercado clandestino de abortos, que cresce cada vez mais, operando na ilegalidade e levando mulheres, principalmente mulheres pobres, à morte e a complicações de saúde.
Logo percebemos que como em outros lugares do mundo, o aborto além de uma questão de saúde é uma questão de classe. Na última pesquisa realizada no país em 2007-2008 sobre o tema constatou-se que ocorreram 27000 abortos por ano sendo que 20% levaram a complicações. Sendo esta a ultima pesquisa realizada sobre o tema no país.
Para melhorar o acesso ao procedimento e orientar as equipes de saúdes em dezembro de 2019 o Ministério da Saúde criou uma norma técnica que define as regras para definir qual mulher tem o direito. De acordo com a norma, o aborto só pode ocorrer caso a vida da mulher esteja em risco, se três médicos aprovarem e se a mulher consentir. Se não for uma emergência a equipe pode alegar objeção de consciência. E caso o procedimento seja permitido, deve ser feito no hospital e a mulher deve receber atenção integral.
Dessa forma a Luta pela Descriminalização do aborto na Costa Rica ainda tem longo caminho para percorrer de forma a garantir as mulheres total autonomia sobre seus corpos e suas vidas.
Fonte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support