Série Legislação do Aborto na América Latina – República Dominicana

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Estamos na reta final da nossa série de posts sobre a legislação do aborto na América Latina e hoje iremos falar sobre a República Dominicana.
A República Dominicana é um dos poucos países no mundo que possue a proibição total do aborto. A lei é oriunda do código penal de 1884 e atualmente o movimento feminista e a sociedade lutam para que esta seja mudada já que mais da metade da população é a favor da despenalização nos 3 casos: estupro, risco de vida para a mulher e má formação do feto.
Uma das conquistas do movimento foi o Código Penal de 2014 que permitia o aborto em caso de risco para a mãe porém este foi considerado inconstitucional.
O novo Código Penal ainda está em discussão no país e o movimento feminista ocupa as ruas pedindo seus direitos.
A proibição do aborto no país ressalta problemas sociais e culturais. A gravidez não planejada é comum representando 47,7% dos casos. Como em outros países além do tabu do aborto também há o tabu da educação sexual e muitas jovens não recebem informações sobre sexo e ISTs. Por conta disso o país sofre com um grande número de infectados com HIV sendo que 1400 tem menos de 14 anos.
A legalização e despenalização do aborto sofre com a pressão de movimentos religiosos que lutam para que os direitos das mulheres não sejam alcançados.

Fontes:

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/18/internacional/1574095912_885187.html;
https://informateydecide.org/aborto-en-republica-dominicana/;
https://adeilsonfilosofo.jusbrasil.com.br/noticias/412242398/republica-dominicana-torna-aborto-crime-em-qualquer-caso-sem-excecoes;

Proyecto sobre despenalización del aborto inicia trámite en República Dominicana


https://www.dw.com/es/dominicanas-exigen-se-despenalice-el-aborto/a-55181956;
https://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=35011&SEO=o-debate-sobre-o-aborto-retorna-a-republica-dominicana;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support