Todas as mulheres são trabalhadoras: em casa, e neste dia, especialmente na rua

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

No ano de 2002 – em Durban, África do Sul – surgiu a StreetNet International, que é uma aliança que foi formada com objetivo de organizar as/os vendedoras e vendedores ambulantes de todo o mundo. Em seu décimo aniversário, em 2012, eles instituíram o dia 14 de novembro como Dia Internacional da/o Vendedora e Vendedor Ambulante.

Ainda no ano de 2009, a CAMTRA realizou uma pesquisa de perfil com trabalhadoras ambulantes. O resultado surpreende pouco: a grande maioria é composta de mulheres adultas, negras, com baixa escolaridade e moradoras dos subúrbios e da região metropolitana do Rio. A maioria absoluta delas, 97%, tinham responsabilidade no orçamento familiar, e destas 46% delas eram responsáveis sozinhas pelo sustento de suas casas. Ou seja, a realidade do duro trabalho informal recai com força sobre elas.

Os dados levantados pela OIT em 2014 já davam conta de que quase 50% das pessoas no mundo extraíam sua renda do mercado informal, dentre estes, sua maioria é composta de mulheres e jovens. No Brasil, a grande recessão que nos atinge desde 2016, fez com que, no ano de 2017, o número de empregos informais superasse o número de empregos formais pela primeira vez na história.

Mas, apesar de todos estes dados e da importância que vem ganhando este setor econômico, na semana passada, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizou dois truculentos ataques às/aos trabalhadoras/es ambulantes no Calçadão de Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Todo nosso respeito e admiração à luta das trabalhadoras e dos trabalhadores ambulantes.

Estamos juntas na defesa de seus direitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support