Vacina Para Todas e Todos

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
A pandemia da Covid-19 ressaltou as desigualdades sociais presentes na nossa sociedade. Toda a população foi afetada pelo novo vírus porém, assim como em outros âmbitos, a situação também teve recortes de raça, gênero e classe. Isso ficou claro quando a primeira morte pela doença no país foi de uma mulher negra empregada doméstica que pegou a doença de sua patroa branca que acabava de retornar da Europa. A patroa sobreviveu. Em maio os dados mostravam que as pretas tinham 62% mais chances de morrer de COVI-19.
Além da questão da saúde a pandemia trouxe a dificuldade econômica pela falta de trabalho e a insegurança para as que não tiveram o privilégio da quarentena.
Depois de 8 meses de instabilidade a proposta da vacina alcançou o debate público e com ela seu acesso. Como em todas as crises as empresas tentam lucrar em cima do sofrimento do povo e dessa vez não seria diferente.
A vacina contra a COVID-19 deve ser um bem comum, público distribuído para todas no país pelo nosso Sistema Único de Saúde (SUS ) que foi essencial para o controle da pandemia e será essencial para a imunização da população.
Este debate ocorre ao mesmo tempo em que se ataca o SUS com tentativas de privatização e sucateamento. No país o SUS é essencial para a população, especialmente para as mulheres negras que representam 70% das suas usuárias. Além disso apenas 12,2 % das negras têm acesso a planos privados de saúde.
Destaca-se também que foi graças ao SUS e as sua profissionais que a pandemia não chegou a números mais alarmantes e que hoje os leitos estão desocupados devido ao trabalho destas, em sua maiorias mulheres negras.
A CAMTRA se une a ABONG e a outras OSCs na campanha #vacinaparatodasetodos para aprovação da PL1462/2020 que “melhora e simplifica o dispositivo legal da Licença Compulsória, a exemplo de outros países, permitindo que o Brasil tenha acesso rápido às respostas mais efetivas contra a pandemia, protegido de preços exorbitantes e descabidos das grandes corporações, em especial da indústria farmacêutica”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support