Violacão do Direitos: Trabalhadora Doméstica de 84 anos resgatada

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Violação do Direitos:

Trabalhadora Doméstica 84 anos resgatada trabalho análogo à escravidão.

 

Trabalhadora Doméstica negra de 84 anos foi resgatada pela Auditoria Fiscal do Trabalho após ter trabalhado durante 72 anos em condições análogas à escravidão para três gerações de uma mesma família na Zona Norte da capital fluminense Rio de Janeiro.

A trabalhadora, que não teve a identidade revelada para sua preservação, se mudou aos 12 anos para a residência da família para qual trabalhava na intenção de realizar serviços domésticos, mas desde então passou a trabalhar sem receber salário sendo vigiada para não ter contato com o mundo externo, tendo suas visitas e telefonemas controladas.

Segundo o Ministério do Trabalho, esse é o caso mais longo de situação análoga à escravidão registrado no Brasil, desde a criação de o sistema de fiscalização para enfrentar os crimes de condição análoga a escravidão em 1995. Ainda de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, nos últimos 27 anos, foram registrados mais de 58 mil casos de trabalhadoras e trabalhadores em condições análogas a escravidão resgatadas(os) pelo poder público.

Esse caso é mais um que reflete a desvalorização do trabalho das mulheres e das desigualdades sociais herdadas de uma sociedade colonizada, escravocrata, na qual o machismo e racismo continuam estruturando as relações de vida e de trabalho.

Exigimos dignidade, remuneração e justiça para todas as trabalhadoras domésticas!

#PorMimPorNosPorTodas
#TrabalhadoraDomestica
#Trabalhoescravo
#DireitosdasDomesticas

https://www.brasildefato.com.br/2022/05/13/idosa-e-resgatada-apos-72-anos-de-trabalho-analogo-a-escravidao-em-casa-de-familia-no-rio

#ParaTodasVerem: Card com fundo roxo e bege e letras amarelas Logo da Camtra com escudo de vênus com punho em formato de rosa magenta e folhas verdes. hashtags em letras amarelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support