Violação dos Direitos das Mulheres Trabalhadoras

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Violação dos Direitos das Mulheres Trabalhadoras

Trabalhadora doméstica de 62 anos (cujo nome não será divulgado para sua proteção) viveu por mais de quatro décadas em condições de trabalho análogo a escravidão na casa de uma familia em Belém/PA.

No dia 2 de março foi proferida decisão divulgada pelo Ministério público determinando que ela deverá receber R$100 mil como indenização. A reparação é uma conquista, mas não paga e nem apaga os 42 anos de sofrimento e de tratamento desumano.

 

Segundo a Auditoria fiscal do Trabalho que resgatou a trabalhadora, as condições de trabalho eram desumanas com uma jornada de trabalho extremamente exaustiva, condições precárias de alojamento, o qual ficava localizado na laje úmida e de difícil acesso da residência.

 

Além disso, ela não tinha acesso a qualquer documentação, o que inviabilizava seu acesso aos direitos trabalhistas e à saúde, e também dificultou as investigações. Durante a pandemia, sequer teve acesso a vacina, mesmo pertencendo ao grupo de risco e tendo apresentado sintomas da doença.

 

Esse caso é mais um que reflete a desvalorização do trabalho das mulheres e das desigualdades sociais herdadas de uma sociedade colonizada, escravocrata, na qual o machismo e racismo continuam estruturando as relações de vida e de trabalho.

 

Exigimos dignidade, remuneração e justiça para todas as trabalhadoras domésticas!

 

#PorMimPorNosPorTodas

#TrabalhadoraDomestica

#Trabalhoescravo

#DireitosdasDomesticas

#ParaTodasVerem Card com fundo roxo e letras brancas e no topo faixa vermelha e letras amarelas. No lado direito punhos cerrados e abaixo a barra da camtra.

 

https://www.sinait.org.br/site/noticia-view?id=19771%2Fempregada+domestica+resgatada+em+2021+devera+receber+r%24100mil+em+indenizacoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support