Viva Frida!

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

MULHERES HISTÓRICAS: Em meio ao período difícil que vivenciamos, na pandemia de covid-19 com a reabertura incerta e ainda arriscada para muitas de nós a Camtra lembra a história de mulheres inspiradoras!

Mulher, artista, pintora, comunista, bissexual e muito a frente de seu tempo, Frida Kahlo (1907-1954) é uma das figuras femininas mais famosas do ocidente. Nascida em 6 de julho de 1907 no México, teve poliomielite na infância e sofreu um grave acidente na adolescência, que lhe deixaram sequelas por toda a vida. Em 1928, filiou-se ao Partido Comunista Mexicano, onde conheceu Diego Rivera, um importante pintor do “Muralismo Mexicano”, com quem se casou alguns anos depois. Com Rivera, vive uma relação conturbada por quase 20 anos,. Nesse período, Frida também sofreu diversos abortos espontâneos que a marcaram profundamente e também as suas obras.

Ao longo da vida, sua frágil saúde, piorada por causa dos acidentes que sofreu na juventude fica gravemente comprometida. Mesmo assim Frida não parava de pintar, dizia: “Para que preciso de pés quando tenho asas para voar”. Sua obra recebia influência da arte indígena mexicana. Pintava paisagens mortas e cenas imaginárias. Usava cores fortes e vivas, explorando principalmente os autorretratos. Vários dos quadros desta década são a representação da dor emocional e física de Frida, que ao mesmo tempo que ascende como uma pintora reconhecida no México e no mundo, piorava a sua condição humana. Faleceu em 1954, aos 47 anos idade.

Muita da visibilidade dada as obras de Frida, foi reflexo de um esforço a grande apoio do movimento feminista da segunda onda feminista (entre os anos 60 e 70) em divulgar seu talento e trabalho. Parabéns para nossa pintora, e para todas aquelas, que possuem limitações mas mesmo assim se superam dia a dia. Viva Frida em todas nós com tua força, e paixão!

 

Referências:

https://nopapodasgurias.com/frida-kahlo-biografia-obras-e-feminismo/https://www.ebiografia.com/frida_kahlo/#:~:text=Frida%20Kahlo%2C%20nome%20art%C3%ADstico%20de,deixou%20uma%20sequela%20no%20p%C3%A9.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support