Nossas causas

DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS

A CAMTRA compreende que o pleno exercício dos direitos sexuais e direitos reprodutivos pelas mulheres é fundamental para a garantia dos direitos humanos. Consideramos que este exercício vem sendo impedido pelo conservadorismo e tutela do corpo das mulheres na concepção das políticas públicas, bem como pela precarização das mesmas. Nesse sentido, é imprescindível que sejam asseguradas a laicidade do Estado já prevista na Constituição Federal de 1988 e a autonomia  das mulheres em relação ao livre exercício de sua sexualidade e reprodução. Os direitos sexuais e direitos reprodutivos, compreendem desde a livre escolha da reprodução ou não reprodução, acesso às informações e educação sexual, acesso à métodos contraceptivos e de prevenção, a vivência da sexualidade livre de discriminações e violência, entre outros assegurados na legislação nacional e convenções internacionais de direitos humanos.

Trabalhos relacionados

EDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA

Consideramos que a educação possui um importante papel para a disseminação de valores sociais no enfrentamento às discriminações, o que não tem o intuito a eliminação das diferenças, mas sim das desigualdades. A partir disto, a CAMTRA compreende que a educação deve contribuir para o enfrentamento das discriminações, em especial as de gênero, raça/etnia e orientação sexual, preservando e se baseando nos princípios da educação popular. Para isso propomos uma educação para a autonomia, que contribua para a construção de novas tecnologias sociais e auxilie profissionais da área de educação formal ou popular na promoção da igualdade de gênero, do combate do racismo e respeito à diversidade sexual.

Trabalhos relacionados

TRABALHO DAS MULHERES

As mulheres são culturalmente responsabilizadas pelos afazeres de casa e tarefas do cuidado. Este trabalho é socialmente desvalorizado e invisibilizado, o que acarreta desigualdades em diversas esferas da vida das mulheres, inclusive em sua condição econômica e inserção no mercado de trabalho remunerado. Assim, as mulheres, em especial as negras, continuam a ocupar funções mais precarizadas e mal remuneradas, com menos acesso a direitos, visto que tem que conciliar com os afazeres de casa e tarefas do cuidado. O que é agravado ainda pela precarização de políticas públicas, que não oferecem suporte para a realização das mesmas. Neste sentido, a CAMTRA compreende a importância de ações que visem a visibilidade e valorização do trabalho realizado pelas mulheres, a disseminação de informações sobre direitos e visibilidade das condições de trabalho das mulheres e sua autonomia econômica.

Trabalhos relacionados

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A CAMTRA soma-se aos esforços de enfrentamento à violência contra as mulheres. A violência contra as mulheres é uma das manifestações mais graves das relações de poder historicamente desiguais entre homens e  mulheres, limitando o exercício da liberdade, dos direitos e vida das mulheres. Consideramos que o enfrentamento às violências contra as mulheres não devem estar dissociado da luta contra o racismo e a lesbofobia, vistos que estas opressões se somam e aprofundam as violências. A violência contra as mulheres é praticada de diversas formas, tais como, violência doméstica, assédio e violência sexual, exploração sexual, violência física, institucional, patrimonial entre outras.

Trabalhos relacionados

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support