Mulheres Indígenas: Resistência!
Ontem, 09 de agosto, No Dia Internacional dos Povos Indígenas o Brasil ultrapassou a marca dos 100.000 mortos por Covid-19. Em comunidades indígenas o número de contaminadas/os já chegam a 23.339, sendo 651 mortes atingindo 148 povos.(APIB)
Nós da Camtra, unimos vozes com a mulheres indígenas, pela defesa do território, que não pode ser vendido ou trocado como o nosso próprio corpo e nossa própria vida. E assim deve ser respeitado também quanto à saúde com um plano de contenção do Covid-19.
“Lutamos e seguiremos lutando pelos serviços públicos oferecidos pelo SUS e pela manutenção e qualificação contínua da Política Nacional de Atendimento à Saúde a nossos povos, seja em nossos territórios, ou em contextos urbanos.”
Para garantir a autodeterminação e os direitos humanos de todas as etnias indígenas como é a determinação da ONU no Dia Internacional dos Povos Indígenas “não basta reconhecer nossas narrativas é preciso reconhecer nossas narradoras. Nossos corpos e nossos espíritos têm que estar presentes nos espaços de decisão”
“Combater a discriminação dos indígenas nos espaços de decisão, especialmente das mulheres, que são vítimas não apenas do racismo, mas também do machismo.”
Mulheres Indígenas Resistem! Juntas somos mais fortes!
Fonte: APIB, Documento final Marcha das Mulheres Indígenas, Mundo Uol.