Na próxima quarta-feira, dia 15/05/2019, acontecerá a Greve Nacional Pela Educação! Alunas/os, professores/as, mães, pais e sindicatos de instituições de ensino públicas e privadas estarão realizando uma paralisação coletiva em todo o país para pressionar o governo acerca dos cortes de 30% nas verbas das universidades e escolas federais, a intervenção no ensino e nas instituições de educação pública e a reforma da previdência.
Segundo o Sindicato Estadual dos Professores do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) durante a manhã do dia da paralisação ocorrerá diversas aulas públicas e atos locais promovidos pela ANDES e pelo movimento estudantil. Às 15h, na Candelária, acontecerá a concentração para o ato político que seguirá rumo a Central do Brasil, a partir das 17h. O SEPE-RJ ainda indicou que todos que puderem levassem livros para os atos locais, regionais e para o ato na candelária, para que os mesmos pudessem ser distribuídos à população.
Caroline Lima, diretora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), declarou que “a greve nacional da educação em 15 de maio é uma resposta a todos os ataques que a educação pública, os professores, estudantes, técnicos administrativos vêm sofrendo, com toda essa perseguição ideológica e política. No momento em que temos um chefe de Estado que diz que é direito do estudante filmar professor, isso nada mais é do que a criminalização de professores e professoras, além de um desrespeito total à autonomia das escolas e das universidades, dos institutos federais e Cefet”.
#pracegaver
No fundo há uma imagem nas cores preto e branco de mulheres marchando em uma passeata. Na parte de cima da imagem, sob um retângulo amarelo aparece a frase “15 de Maio: Greve Nacional da Educação”. Abaixo, no canto direito, tem a frase “Mulheres em defesa da Educação Pública!”.
Leia mais sobre o a Greve Nacional Pela Educação:
http://www.andes.org.br/conteudos/noticia/15-de-maio-greve-nacional-da-educacao0
http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim3365.pdf
http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=21507&fbclid=IwAR2pwQs6sV1Q7jkL2XdXGjx-YQvPbQrZZ6TGZK1_1sqZVZ-_cptNSfKV8VM