O 13ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última terça-feira, dia 10 de setembro, registrou recorde da violência sexual no Brasil. Somente em 2018 foram registrados 66 mil casos de estupro no país, maior índice desde que o estudo começou a ser feito em 2007.
Conforme a estatística, apurada em microdados das secretarias de Segurança Pública, ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil, com a maioria das vítimas (53,8%) sendo meninas de até 13 anos de idade, a média é de 4 estupros por hora nessa faixa-etária.
De acordo com a pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cristina Neme, o perfil do agressor mais reincidente é de parentes e familiares próximos das vítimas, como pai, avô e padrastro, por exemplo. A reincidência do perfil indica que “tem algo estrutural nesse fenômeno”, afirma Cristina. Para ela, uma mudança de comportamento dependerá de campanhas de educação sexual além de uma maior e mais abrangente assistência e atendimento integral a vítimas e famílias.
Temos que continuar unidas na luta cobrando sempre dos órgãos públicos e governantes medidas cabíveis que visem diminuir e erradicar esses cenários assustadores de insegurança e medo para as nossas meninas e mulheres!
Para mais informações sobre os tipos de violência contra as mulheres e locais de atendimento acesse www.camtra.org.br/defenda-se!
Para ler a Basta de Machismo! Por mim, por nós e pelas outras: não a violência contra as mulheres!matéria completa acesse: encurtador.com.br/ctPS9
Basta de Machismo! Por mim, por nós e pelas outras: não a violência contra as mulheres!