O Laboratório de Direitos Humanos (LADIH/UFRJ), o Curso de Formação de Promotoras Legais Populares (PLPs) da FND/UFRJ e a Articulação de Mulheres Brasileiras convidam todas as pessoas interessadas para debater o Direito ao Aborto hoje, dia 13 de novembro, a partir das 18:30h na Sala 303 da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (Rua Moncorvo Filho, nº 8 – Centro – Rio de Janeiro/RJ)!
Além do mesa composta por Carla Batista, Lia Manso, Luciana Boiteux e Adriana Mota, o debate também apresentará o livro Ação feminista em defesa do aborto: movimento e instituição e o documentário Vida das Mulheres em Debate na Suprema Corte do Cfemea e SPW.
Já no dia 14, às 18 horas, haverá o lançamento oficial do Livro e do Documentário na Livraria Leonard da Vinci, no Edifício Marquês do Heval, que fica na Av. Rio Branco, 185 – Subsolo. Após a exibição do vídeo haverá outra Roda de Conversa com Luciana Boiteux, Lusmarina Campos Garcia e Bernardo Campinho.
Tanto o livro quanto o vídeo tratam, com muita propriedade, questões relativas à saúde e direitos sexuais e reprodutivos, a partir da perspectiva de luta do feminismo brasileiro. São abordagens em defesa da vivência de uma sexualidade sem culpa ou medo, compreendendo a maternidade como direito e não como imposição. Ao tratar o aborto como crime, o Código Penal brasileiro atinge, primordialmente, mulheres pobres e negras, sem acesso a informação e meios de conseguir a interrupção de uma gravidez indesejada de forma segura e bem assistida, como é possível ocorrer com mulheres de maior poder aquisitivo.