Das autoras Amanda Mendonça e Pâmella Passos, o livro “Projeto Coruja: Pelo direito das mulheres e crianças – Legisladora Marielle Franco” (N-1 edições), aborda a formulação e conteúdo da lei de autoria de Marielle que propõem a criação de um Espaço Infantil noturno e público que atenda as necessidades das mães que trabalham e estudam à noite.
“A formulação do Projeto de Lei do Espaço Coruja foi sem dúvida uma das ações de maior impacto emocional para Marielle. Era a sua história: uma mulher negra, favelada, que foi mãe jovem e precisava de um lugar seguro para deixar sua filha enquanto trabalhava e estudava[…]. Foram muitos os momentos em que a vi preocupada e empenhada com a elaboração desse projeto tão caro a ela. Ouvinte ativa às críticas, sempre buscou ponderar, mas tinha em seu próprio corpo e história de vida a certeza da urgência deste projeto.Espero que, com essa lei, crianças tenham direito a um lugar seguro enquanto suas mães e pais trabalham e/ou estudam. Assim, Marielle seguirá construindo um mundo mais justo e igualitário e movimentando as estruturas dessa sociedade ainda tão patriarcal, misógina, machista e racista.” [Monica Benicio].
Acesse a Lei na integra: http://www.camara.rj.gov.br/controle_vereador.php?m1=leis&url=http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/contlei.nsf/VerMarielleFrancoIntsup?OpenForm&cvd=311&np=MarielleFranco&nome_politico=Marielle%20Franco
Foto: León Diniz