Especial 14 anos da Lei Maria da Penha: Os cinco tipos de violência contra as mulheres previstas ela Lei 11.340/2006 – Saiba como identificar!

  • Categoria do post:Violência
Você está visualizando atualmente Especial 14 anos da Lei Maria da Penha: Os cinco tipos de violência contra as mulheres previstas ela Lei 11.340/2006 – Saiba como identificar!

Continuando com a nossa série especial sobre os 14 anos da Lei Maria da Penha – Lei 11.340/2006. Hoje falaremos dos cinco tipos de violações e violências contra as Mulheres previstas pela Lei: Violência Física, Psicológica, Moral, Sexual e Patrimonial (Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V).

Não existe mulher que gosta de apanhar, de ser maltratada, humilhada, estuprada. Existes mulheres em situação de violência doméstica, porque que foram ensinadas a ser submissa aos homens e aceitar o machismo, muitas vezes não reconhecendo as inúmeras formas de violência que está passando, mulheres que a auto-estima foi minada, mulheres com medo de pedir ajuda, mulheres com dificuldades financeiras e sociais diversas.

Não nos cabe julgar e sim acolher. Mesmo que a vítima não queira ou não possa denunciar, podemos ajudar mostrando que ela não está sozinha, que existem pessoas e instituições para acolhe-la. Infelizmente a violência doméstica que já era grave aumentou com o isolamento social vivido devido ao Covid-19, que aumentou o convívio das mulheres com seus/suas agressores/as. O que fez com que aumentasse casos de violência cometidos dentro de casa, como a violência sexual que aumentou em em 17% no Rio de Janeiro até Abril. (Instituto de Segurança Pública- RJ). O caso Rafaela, adolescente de Belém do Pará que estava sozinha em casa porque os pais foram viajar, teve uma visita inesperada do primo bêbado, foi estuprada pelo próprio e sem saber como agir pediu ajuda nas redes, recebendo a orientação de #naotomabanho para que pudesse fazer o corpo de delito e denunciá-lo.

Compartilhe estas informações, elas podem salvar vidas.

 

 

Para mais informações acesse https://camtra.org.br/defenda-se/