Em 2019, 87 mulheres foram vítimas violência moral por dia no Rio de Janeiro de acordo com o Dossiê Mulher 2020/ISP-RJ.
Esse tipo de violência se caracteriza por “uma ação, atitude ou intenção que produz dano à dignidade da pessoa. No contexto da violência de gênero, a Violência Moral é o recurso, não raro, sutil e cotidiano, do agressor para a manutenção de uma relação assimétrica de poder.” Sendo dividida em três tipos de acordo com o Código Penal Brasileiro : calúnia, difamação e injúria. ALém dessas o Dossiê inclui a divulgação de cena de estupro ou de estupro de vulnerável como tipos de violência moral.
De acordo com o Dossiê este tipo de violência sofre de subnotificação, principalmente pelo fato de ser difícil para a vítima reconhecer o crime que não deixa marcas visíveis e que está inserido dentro de uma cultura que aceita como normal a dominação masculina sobre corpos femininos.
Também chama atenção o fato de que em crimes de feminicídio a violência moral era um fator constante na relação entre a vítima e o criminoso. Isso mostra que essa violência embora mais sutil que as outras é um sinal de alerta para as relações pois se tornam o fio condutor para a violência física e para o feminicídio.
Por esse fator é importante a conscientização do que tipifica violência moral para que a mulher saiba quando está sofrendo e possa procurar ajuda. Saiba mais sobre os crimes de violência moral em http://arquivos.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/uploads/DossieMulher2020.pdf