Almerinda Farias Gama – Março de Lutas pelas Mulheres

VocĂȘ estĂĄ visualizando atualmente Almerinda Farias Gama – Março de Lutas pelas Mulheres

Bom dia, trabalhadoras! đŸŒ»

Dando continuidade Ă  nossa sĂ©rie “Março de Lutas pelas Mulheres”, a homenageada de hoje Ă© Almerinda Farias Gama (1899 – 1992).

Nordestina, nascida em Maceió, Almerinda foi uma das primeiras mulheres negras a atuar na política brasileira. Advogada, jornalista e sindicalista, ela se entendia como uma “feminista de ação”.

Sua movimentação, junto a de outras mulheres, pela participação feminina nas eleiçÔes foi fundamental para que, atualmente, 52% do eleitorado brasileiro seja de mulheres. NĂșmero que pode decidir qualquer eleição, inclusive a presidencial.

Ainda na infùncia, se mudou para o Parå, mas, após a morte de seu filho e de marido, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1929. Nessa cidade, começou a sua luta feminista, após descobrir que recebia menos que seu colega de trabalho.

Seu engajamento na política começou em 1933, onde foi indicada como delegada na votação que escolheu os integrantes da Assembleia Nacional que elaboraria uma nova Constituição. Em 1934 participou das eleiçÔes Parlamentares do Distrito Federal. Mesmo sem ser eleita, se tornou dirigente do Partido Socialista Proletårio do Brasil, até 1937.

De injustiçada, Almerinda fez-se luta. Desta luta, nós, mulheres trabalhadoras, seremos eternamente gratas!

Fonte: http://www.dmtemdebate.com.br/16-de-maio-de-1899-nasce…/

Fonte: http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/?p=15281