Iara Iavelberg (1944 -1971), fez de sua vida a incessante busca pela libertação das amarras da Ditadura Militar. Hoje, 57 anos após o golpe contra a Democracia e o início de 20 longos anos de repressão, relembramos a vida e a luta de Iara.
Psicóloga, docente, militante e uma das tantas mulheres que lutaram até o fim de suas vidas pela democracia. Iniciou sua militância no movimento estudantil e logo se tornou uma das principais figuras atuantes contra a Ditadura Militar.
Militou na Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop), na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), na VAR-Palmares e, por último, no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).
Foi no MR-8, uma organização política marxista que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira, que conheceu seu companheiro Carlos Lamarca, a quem lutou lado a lado até seus últimos dias de vida.
Iara e Carlos eram um dos mais perseguidos pela Ditadura Militar. Entre os anos de 1969 e 1971 lutaram juntos pela libertação de companheiras e companheiros de luta, pela educação marxista e pelo fim do governo ditatorial.
Em agosto de 1971, policiais cercaram o apartamento onde ela estava escondida, no bairro de Pituba, na Bahia. Iara conseguiu se refugiar no apartamento vizinho, mas foi encurralada pela polícia, logo em seguida.
Nossa luta pela permanência de um Estado democrático é frequente. Não nos esqueçamos de todas as outras mulheres que foram torturadas, perseguidas e mortas pelos algozes da Ditadura Militar. Não nos esqueçamos pelo que elas morreram lutando! Ditadura Nunca Mais!
O nosso muito obrigada a Iara Iavelberg, Helenira Resende, Dinalva Conceição, Nilda Carvalho Cunha, Esmeraldina Carvalho Cunha, Ísis Dias Oliveira, Ana Maria Nacinovic, Inês Dias Oliveira, Luiza Garlippe, Maria Auxiliadora, Criméia Almeida, Marilene Villas-Boas, Estrella Dalva Bahadana, Maria Amélia de Almeida, Alceri Maria Gomes da Silva, Dilma Rousseff, Eliana Rolemberg e tantas outras mulheres trabalhadoras que lutaram e lutam pela liberdade de nossos sonhos.
Fonte: http://memoriasdaditadura.org.br/biografi…/iara-iavelberg/