As mulheres são múltiplas, dentro dessa multiplicidade, são cercadas de opressão e preconceito, como acontece com lésbicas, bissexuais, transsexuais e interssexuais. Além de toda violência que sofrem, dentro do movimento LGBTI+, elas precisam enfrentar o machismo e a LGBTI+fobia.
➡️Rosely Roth foi uma lésbica feminista que lutou contra a invisibilidade das lésbicas. Foi uma colaboradora do “ChanacomChana”, um boletim do Grupo de Articulação de Lésbicas Feministas (Galf), que trazia discussões sobre a sexualidade lésbica.
Ela ainda foi uma das lideranças da manifestação no Ferros’s Bar no 19/08/1983, ato que foi considerado o “Stonewall brasileiro”.
Apesar da luta de Rosely e de várias outras mulheres LBTI+, a violência que elas sofrem por sua sexualidade continuam invisibilizada.
➡️No Dia Internacional de Combate à Lesbofobia, Bifobia, Transfobia e Homofobia, data marcada pela retirada da homossexualidade da lista de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), é dia de lembrar da violência sofrida por essas companheiras, em função de um preconceito que mata todos dia:
🟣Lesbocídio aumentou 237% no Brasil entre 2014 e 2017;
🟣Pelo menos 6 lésbicas foram estupradas, por dia, em 2017 – em 61% desses casos, a vítima foi estuprada mais de uma vez;
🟣58% das lésbicas que foram estupradas são negras;
🟣Aumentou em 41% o assassinato de mulheres trans em 2020;
🟣A taxa de desemprego padronizada entre os LGBT+ é de 21,6%;
⚠️A violência sofrida pelas mulheres apresenta outro problema: a subnotificação. Faltam coleta de dados sobre a violência das mulheres LBTI+ no Brasil.
CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MULHERES LBTI+!✊🏾
Fonte: https://fasubra.org.br/17-de-maio-dia-internacional…/ | http://www.generonumero.media/no-brasil-6-mulheres…/ | https://www.brasildefato.com.br/…/assassinatos-de… | https://www.casaum.org/visibilidade-solidariedade-e…/ | https://static1.squarespace.com/…/%5Bvote+lgbt+%2B… | http://www.umoutroolhar.com.br/…/tributo-rosely-roth…