Semana do Voto Feminino – 90 anos de Luta no Brasil – Presidenta Dilma Rousseff

Você está visualizando atualmente Semana do Voto Feminino – 90 anos de Luta no Brasil – Presidenta Dilma Rousseff

Presidenta Dilma Rousseff

Economista, Secretária de Finanças de Porto Alegre (1986), Ministra de Minas e Energia do Brasil (2003), Ministra da Casa Civil do Brasil(2005), Presidenta eleita (2010) e reeleita (2014), Dilma Rousseff foi a primeira mulher eleita Presidenta no Brasil.

A trajetória política de Dilma Roussef iniciou ainda aos 16 anos na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop), aos 21 por atuar ativamente contra a ditadura no Brasil precisou abandonar a faculdade e viver na clandestinidade.

Mesmo vivendo na clandestinidade Dilma foi presa e torturada em 1970, além de ter seus direitos políticos cassados por 10 anos. Resistente, Dilma continuou atuando a favor da democracia através da campanha do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1980 foi uma das fundadoras do Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT) onde ficou até 2001.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2002 atuando no planejamento de Minas e Energia, com a eleição do presidente Lula, Dilma assumiu este Ministério. Em 2005 passou a Ministra da Casa Civil, e em 2011 assumiu a Presidência da República sucedendo o presidente Lula por dois mandatos.

Durante o governo Dilma, a desigualdade entre as classes diminuiu e milhares de mulheres saíram da pobreza e sancionou a lei do feminicídio 13014/15 que tipifica o assassinato de mulheres por violência doméstica e pelo fato de ser mulher.

Suas ações para uma sociedade mais justa e igualitária foram interrompidas por um Golpe misógino realizado em 2016 pela elite política machista e branca que compunha o Congresso Nacional e por não aceitar uma mulher governar a nação brasileira lhe impuseram um impeachment.

A resistência, atitude, força, energia, lucidez, inteligência e competência de Dilma são bases para que nós mulheres saibamos hoje que além de ser eleitas temos o desafio de permanecer na político para que a democracia seja de fato representativa para toda a sociedade brasileira.

Fonte: https://memoriasdaditadura. org.br/biografias-da-resistencia/dilma-rousseff/

#paratodasverem: card com fundo roxo, branco e lilás, letras roxa e magenta. À direita foto da Presidenta Dilma Rousseff.