31 de Março – Dia Internacional da Visibilidade Trans

Você está visualizando atualmente 31 de Março – Dia Internacional da Visibilidade Trans

Hoje, dia 31 de março , é o Dia Internacional da Visibilidade Trans, uma data de luta muito importante para visibilizar as causas do movimento transexual.

O dia da visibilidade trans é um dia de luta. Luta por todos os corpos trans, invisíveis para as políticas públicas de segurança, saúde, trabalho, educação, mas tão visíveis para a violência manifestada na sociedade heterocisnormativa em que vivemos e mais mata transexuais no mundo.

 

O Brasil se manteve em 2021 como o país que mais mata pessoas transgêneras em todo o mundo, uma liderança mantida desde que o ranking começou a ser formulado em 2008.

 

As transexuais femininas são as mais atingidas por essa violência. Em 2021, dos 140 assassinatos trans que ocorreram no Brasil, 135 foram transfeminicídios, sendo 81% das vítimas, negras, a maioria jovens entre 13 e 29 anos. (Dossiê assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras

em 2021 – Bruna Benevides/ Antra, 2022)

 

Os transfeminicídios são o extremo das violências sofridas pelas trans. Cotidianamente elas são expulsas de banheiros, não tem seu nome social e pronomes de tratamento respeitados. E no mercado de trabalho então, são estereotipadas, tratadas como aberrações, desviadoras de caráter, encontrando na prostituição a única forma de sobreviver.

 

Nesta data, a CAMTRA presta todo seu apoio às causas da populaçãoTransexual, estamos juntas na construção de um mundo livre de todo tipo de violência e discriminação!

 

Por mim, por nós e Pelas outras!

 

#DiaInternacionalDaVisibilidadeTrans

 

#VisibilidadeTrans

 

Fonte: https://antrabrasil.org/assassinatos