Demos o recado: fake news sobre saúde mata e aborto legal é direito!
Estivemos ontem, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pra manifestar nosso repúdio à aprovação do PL 2486/2023, que determina a fixação de cartazes com informações falsas sobre aborto nos hospitais da cidade e que tem como objetivo desencorajar o acesso ao procedimento, mesmo nos casos de violência sexual, por exemplo.
📄Além da ação nas escadarias da Câmara, protocolamos a entrega de um manifesto contrário ao PL para o Presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado (PSD), que não estava lá para nos receber. Tentamos também entregar a coroa de flores, que representa o luto diante dessa “política pública” que afasta quem precisa dos cuidados de saúde, mas a assessoria do Presidente se recusou a receber. A funcionária do gabinete da Presidência da Casa alegou que simbolizava a morte e que era um desrespeito, ignorando que esse projeto de lei representa justamente isso para a cidadania carioca.
O PL está pronto pra ser sancionado pelo Prefeito Eduardo Paes, por isso seguiremos na luta em cima da Prefeitura para que a proposta seja vetada! 🌿🌿
Fotos: Natália Elmor
Acervo: Nem Presa Nem Morta


