Dia Nacional da Visibilidade Trans

  • Categoria do post:Notícias
No momento, você está visualizando Dia Nacional da Visibilidade Trans

Hoje, dia 29 de janeiro, comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data recorda o dia 29 de janeiro de 2004, quando pela primeira vez na história do Brasil, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para lançar a campanha “Travesti e respeito”, promovida pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

Já em 13 de junho de 2019, fruto de uma conquista histórica dos movimentos sociais, o Superior Tribunal Federal (STF), aprovou a criminalização da LGBTfobia. A decisão equipara a LGBTfobia ao crime de racismo na busca por proteção legal para a população LGBT.

Apesar de alguns avanços ao longo da última década, como a conquista do direito ao nome social e um singelo crescimento da representatividade de pessoas trans na mídia, a comunidade Trans ainda não consegue acessar seus direitos plenamente, além de ser um dos grupos que mais sofrem violência no país.

A luta é árdua, pois o Brasil segue em primeiro lugar no ranking de países que mais matam pessoas transexuais e travestis no mundo, com 80 assassinatos registrados em 2025. Segundos os dados da última edição do dossiê feito pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), lançado na segunda-feira (26/01), o resultado representa queda de cerca de 34% em relação a 2025, que registrou 122 crimes desse tipo, porém não tira o país do topo do ranking, posição que ocupa há quase 18 anos.

A CAMTRA acredita que essa é uma luta de todas e todos nós, não apenas no dia de hoje, mas no nosso dia a dia e no ativismo de todas aquelas e aqueles que verdadeiramente lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.