29 de Agosto Dia Nacional da Visibilidade Lésbica 

  • Categoria do post:Notícias
No momento, você está visualizando 29 de Agosto  Dia Nacional da Visibilidade Lésbica 

Visibilizar é reconhecer histórias, afetos, corpos e lutas, enfrentando o silenciamento imposto pela lesbofobia. É honrar aquelas que vieram antes e relembrar mulheres como Cassandra Rios e Rosely Roth, que marcaram a história do movimento lésbico no Brasil.

Mas também significa garantir presença e representatividade nos diversos espaços públicos, inclusive na política. Em um ano eleitoral, ampliar a participação de mulheres lésbicas nos espaços de poder é fortalecer a democracia e construir uma sociedade mais plural, justa e igualitária.

Nas Eleições 2026, apenas 406 candidatas e candidatos se declararam LGBTQIA+, o que representa 2% de todas as candidaturas. Entre essas 406 pessoas, temos somente 86 lésbicas. Já na composição por gênero, 65% dos candidatos são homens, enquanto as mulheres representam 35% do total de candidaturas.

A Camtra é aliada da luta para que visibilidade lésbica não se limite a um dia no calendário, mas para que ela se traduza em presença, voz e poder para que mulheres lésbicas possam estar tanto nas urnas quanto ocupando, em toda a sua diversidade, os espaços nos quais as decisões que transformam suas vidas são tomadas.

#camtra29anos#orgulholésbico#visibilidadelésbica

#ParaTodasVerem Card em fundo roxo, com uma foto de quatro mulheres abraçadas com uma bandeira nas cores do movimento lésbico (faixas horizontais em tons de vermelho, laranja, rosa, lilás e roxo). Logo abaixo, há uma barra em formato de arco-íris com faixas horizontais em tons de vermelho, laranja, rosa, lilás e roxo. Em seguida, está a frase: “29 de Agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica”. Do lado direito, estão dois símbolos da Vênus entrelaçados, representando a união entre mulheres. No canto inferior esquerdo, há um triângulo preto com o machado de duas lâminas (labris) em branco, símbolo de resistência lésbica e feminista. No canto inferior direito, o símbolo de Vênus aparece novamente, desta vez com a rosa da Camtra. No rodapé, há uma barra em amarelo claro com o logotipo da Camtra, os ícones das redes sociais e a página na internet da organização.