A violência sexual é silenciosa e invisível, porque em mais de 95%* dos casos registrados contra meninas de até 14 anos o agressor é conhecido da vítima, destes 69,6%* são parentes, como no caso da menina de 10 anos.
Sendo assim, torna-se muito difícil para a vítima denunciar, até mesmo porque o agressor se prevalece da relação de autoridade e confiança, inclusive impedindo que a vítima vulnerável tenha acesso a informações que a façam perceber que aquilo que ela você não é uma relação normal mas sim violência.
O Artigo 130 do ECA protege meninas/os de abusos sexuais dentro de suas casas, afastando delas/es o seu agressor e definindo pena maior e específica para quem praticar esse crime contra crianças e adolescentes.
Como posso ajudar?
A informação pode salvar vidas, conheça os conselhos tutelares e órgãos de proteção que podem intervir nos casos de violência sexual contra meninas. Se precisar de algum endereço verifique no www.camtra.org.br/defenda-se e em nossa cartilha “Vaza Malandragem” que trata da violência sexual contra crianças e adolescentes, Se souber de algum caso você pode noticiar ao Disque 100.
*Mapa da Violência Contra a Mulher, 2018.
Fontes: