No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional de luta das Mulheres. Nesta data que relembra a luta histórica das mulheres por seus direitos, e ao longo de todo mês, a Camtra fortalece sua luta e articulação permanente em defesa da igualdade de gênero, dos direitos das trabalhadoras e pelo fim da violência contra a mulher.
Enquanto organização feminista, acreditamos e reforçamos que a luta e as ações que pleiteiam a igualdade de gênero, o combate à violência e ás opressões devem ser realizadas o ano inteiro, principalmente diante dos retrocessos que vivemos no Brasil e na América Latina, diante do avanço do conservadorismo sobre os direitos sexuais, reprodutivos, trabalhistas e sociais das mulheres. No entanto, a visibilidade da data é importante para ressaltarmos a nossa força e celebrar nossa resistência, que é histórica e que continua porque ainda há muito a conquistar para vivermos em uma sociedade realmente justa e igualitária!
Confira algumas das nossas ações no 8 de março deste ano:
Dia 07/03 – Feira Fluida
No sábado, dia 7/03, a CAMTRA esteve presente na Feira Fluida: edição especial do Dia Internacional das mulheres! A Fluida é uma feira que tem como objetivo fomentar um espaço físico, visual, comercial e de troca entre produtoras/es, artistas independentes e público, de forma acessível. No local, montamos um stand da CAMTRA, onde dialogamos com as mulheres que passavam pela feira e também distribuímos nossos materiais informativos: nosso calendário feminista em homenagem a Lélia Gonzalez e adesivos do 8 de março, além de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante.
Nós também participamos de uma roda de conversa sobre mulheres e suas iniciativas empreendedoras, onde discutimos e trocamos com as produtoras e artistas presentes os desafios das mulheres no empreendedorismo e no mercado de trabalho e mecanismos de lutar e reafirmar nossa valorização e respeito nesses espaços!
Dia / 08/03 – Farofa Feminista
No dia 8, a CAMTRA participou da Farofa Feminista do Dia Internacional das Mulheres, que aconteceu em Copacabana. O Evento reuniu diversos coletivos, redes e movimentos feministas e de mulheres na calçada da famosa praia. Foi um momento de troca e companheirismo entre as mulheres e também de visibilizar e lutar juntas pelas pautas que nos mobilizam como o combate à violência contra as mulheres, ao machismo, racismo e LGBTFOBIA, a descriminalização do aborto e a luta pelos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres, entre outros temas. Além de mobilizar e trocar com antigas e novas companheiras de luta durante o evento, a CAMTRA também distribuiu materiais informativos, o calendário feminista em homenagem a Lélia Gonzalez e adesivos do 8 de março, além de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante.
Dia / 08/03 – Roda de Conversa – GT Mulheres da Articulação de Agroecologia Serramar
Também no domingo, dia 8, a CAMTRA realizou uma Roda de Conversa sobre Violência Contra as Mulheres junto às trabalhadoras do GT Mulheres da Articulação de Agroecologia Serramar, em Casimiro de Abreu(RJ). A atividade foi parte do encontro comemorativo do 8 de março realizado pelo GT Mulheres, grupo de trabalho que reúne trabalhadoras do campo, e busca discutir suas demandas não só enquanto produtoras rurais mas também enquanto mulheres, debatendo questões como a importância do combate à violência doméstica e demais políticas públicas que abarquem as suas famílias e comunidades.
O encontro serviu como lente de aumento para estreitarmos parcerias e futuros diálogos da Camtra em 2020. Além de rodas de conversas e feira de exposição com empreendedoras locais, houve muita troca e animação entre todas presentes!
Dia 09/03 – Entrega de rosas às trabalhadoras na Central do Brasil, Saara e Uruguaiana
Na segunda, dia 9, a partir das 6h da manhã, a equipe da CAMTRA já estava na Central do Brasil realizando a nossa tradicional entrega de rosas do 8 de março às mulheres trabalhadoras. Aproveitamos o momento para conversar com elas sobre a importância do 8 de março e da luta das mulheres, do combate e denúncia de toda e qualquer forma de violência de gênero e do apoio mútuo entre mulheres. Depois da Central do Brasil foi a vez das trabalhadoras e multiplicadoras da CAMTRA, da Saara/Uruguaiana, receberem as rosas. Registramos nossa profunda admiração por todas as mulheres guerreiras e trabalhadoras do dia a dia. As trabalhadoras também estão recebendo nossas cartilhas informativas e nosso calendário feminista em homenagem a Lélia Gonzalez.
Dia 09/03 – Ato Unificado do 8M: É pela Vida das mulheres
Fechando a semana de mobilizações, na noite de a segunda (9) participamos também do Ato Unificado do 8 de março, que aconteceu no Centro do Rio de Janeiro. A mobilização somou-se a dezenas de outras em todo o país em defesa da vida, das escolhas e dos direitos das mulheres! Na ocasião, a CAMTRA realizou uma performance contra a violência de gênero e contra todas as formas de opressão e violência que nos atingem, bradando “Basta!”. Basta de machismo, racismo, lesbofobia e transfobia! Pela nossa vida e pela vida de todas as nossas companheiras.
Acompanhe as próximas ações da CAMTRA aqui no site e nas nossas redes sociais: facebook.com/camtra.cmt e instagram.com/camtra.cmt