#Fiqueemcasa
De acordo com o Ministério da Saúde*, as máscaras de proteção são uma ferramenta a mais de proteção contra o coronavirus e podem diminuir o risco de contágio.
No entanto, tanto o Ministério da Saúde quanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertam que a mesma não substituem a necessidade de isolamento social. As organizações também recomendam a utilização de mascaras caseiras, para que não falte os itens cirúrgicos as/aos profissionais de Saúde e serviços essenciais, e advertem quanto a necessidade de , mesmo com a máscara, seguir todas as outras medidas de isolamento social e combate ao vírus: Fique em casa e se precisar ir à rua, mantenha sempre 1m de distância de outras pessoas; Higienize as mãos e superfícies frequentemente e não leve as mãos ao rosto!
Além disso, comprando as máscaras caseiras você ainda fortalece a renda das trabalhadoras/es informais e autônomas! Lembrando que, como já discutimos anteriormente**, as mulheres trabalhadoras e suas famílias são particularmente afetadas pela pandemia, então, se for possível, compre sempre de outras mulheres!
Saiba mais orientações no site do Min. da Saúde*: https://bit.ly/2K8RY5p .
Acesse ao especial da Camtra**: sobre o impacto do coronavirus nas mulheres trabalhadoras: https://bit.ly/2yjXYpg
Se você quiser fazer a sua máscara em casa, segue o tutorial da nossa associada e blogueira Amanda Britto: https://www.instagram.com/tv/B-s4snyAu0-/?igshid=1ldej3whm5z7a