Nessa semana do Dia Nacional de Luta por Creches relembramos a Lei Espaço Coruja Nº 6419/2018, proposta por Marielle Franco e Tarcísio Mota, e aprovada em março de 2018. O projeto foi um dos primeiros apresentados na mandata de Marielle Franco que a partir do uso de uma política de escuta e de conversa construiu uma proposta de lei para a criação de espaço de acolhimento para crianças que os responsáveis exerçam função profissional ou de estudos no período noturno.
A construção da proposta voltada para os direitos das crianças é essencial para a construção de uma política de gênero já que:
“Fazer política para as mulheres e as famílias é também fazer política para a infância. Esse tipo de proposta é essencial para que as mães e pais trabalhadores possam exercer suas funções, garantir sua autonomia financeira, sobreviver tendo com quem deixar as crianças. Sabendo que este local é seguro e possui atividades pedagógicas adequadas para o desenvolvimento da criança.”
O espaço coruja já foi aprovado desde 2018, porém ainda não foi regulamentado, nem efetivado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Perpetuar a luta das mulheres e o legado de Marielle Franco é também lutar pela efetivação do espaço coruja!
#ParaTodasVerem No canto esquerdo o texto “Día de luta por creche. Espaço Coruja” escrito em letras brancas em um fundo roxo florido. No canto superior direito a foto em preto e branco de Marielle Franco com duas crianças e o logo do espaço coruja formado por três corujas laranjas e verdes em frente a uma casa com uma lua.#Fimdadescrição