Fala, Trabalhadora! Nas favelas cariocas, mulheres são as mais afetadas pela Covid-19

Você está visualizando atualmente Fala, Trabalhadora! Nas favelas cariocas, mulheres são as mais afetadas pela Covid-19

Fala, Trabalhadora!

De acordo com os dados do Painel Unificador COVID-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, dos casos autodeclarados de pessoas que tiveram mais de um sintoma do coronavírus, as mulheres foram as mais afetadas e representam mais de 80% desses casos. As pessoas pretas e pardas representam mais de 70% dos casos autodeclarados pela plataforma.

O Painel Unificador é resultado da soma dos esforços de diversos coletivos, organizações e movimentos, do Rio de Janeiro, para mapear os casos de covid-19, nas favelas do estado.

Ainda segundo o Painel, “Já ocorreram mais mortes nas favelas do Rio de Janeiro do que em 162 países inteiros.”. Já são 3.285 óbitos confirmados e 30.991 casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus.

O objetivo do Painel e da Campanha “Vacina Pra Favela Já!” é chamar atenção das autoridades do Rio de Janeiro para que o acesso à vacina seja imediato e prioritário a todas(os) as(os) moradoras(es) das favelas. As condições de vida nas favelas, a falta de acesso aos serviços de saúde, a impossibilidade do isolamento social e a necessidade de gastos com máscaras e outras medidas de proteção, tornam todas essas moradoras(es), indiscutivelmente, mais vulneráveis ao vírus.

Por isso, é importante que todas compartilhem essa campanha para que a plataforma consiga dados cada vez mais precisos, que serão fundamentais na cobrança pela prioridade da vacinação nas favelas.

Para saber mais sobre a campanha e como apoiá-la, acesse: vacinaja.favela.info

Para ter acesso aos dados do Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas do Rio de Janeiro, acesse: www.favela.info