12 de Maio – Dia Mundial das Enfermeiras

  • Categoria do post:Notícias
Você está visualizando atualmente 12 de Maio – Dia Mundial das Enfermeiras

12 de maio – Uma homenagem da Camtra a Dona Ivone Lara, sambista e enfermeira, pelo Dia Mundial da EnfermeiraIvone Lara, mais conhecida como Dona Ivone Lara, foi uma das primeiras mulheres negras a conquistar um diploma universitário e a se tornar enfermeira no Brasil. Além de sua grande e conhecida luta dentro do universo das escolas de samba, teve participação importante na luta antimanicomial e na defesa da saúde pública no país.

Formada em Enfermagem, com especialização em Terapia Ocupacional, trabalhou como enfermeira em hospitais psiquiátricos de 1947 a 1977, e atuou no Serviço Nacional de Doenças Mentais como auxiliar da psiquiatra Nise da Silveira, principal referência brasileira na luta contra o eletrochoque e pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Como braço direito de Nise da Silveira, Ivone Lara percorreu milhares de quilômetros no estado do Rio em busca de mães, pais, filhas e filhos que haviam abandonado familiares no hospício.

Com a música, também revolucionou a vida de muitos pacientes, através da conquista de patrocínio para formação de oficinas de música afim de promover a socialização entre familiares, pacientes, funcionárias e funcionários.

As mulheres negras representam 53% dos profissionais de enfermagem

Apesar de ter um peso relevante na categoria, elas estão concentradas em postos de nível médio, mais precarizados e com menor remuneração. Quase 60% das técnicas e auxiliares de enfermagem são negras.

Entre profissionais com graduação, o cenário é inverso. Cerca de 57% das enfermeiras são brancas. Essa desigualdade se mantém há quase 100 anos.

Segundo dados do Cofen, 649 óbitos em razão da covid-19 entre profissionais da enfermagem foram registrados, sendo que boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde já apontam que a maioria das contaminações ocorre entre auxiliares de enfermagem.

Considerando a informação, é possível afirmar que as profissionais negras, são, mais uma vez, as mais afetadas.

Por esse motivo, reforçamos nosso apoio e gratidão à todas as enfermeiras, em especial às profissionais negras que, em plena pandemia de Covid-19, se dedicam à saúde das(os) infectadas(os), mesmo colocando-se com medo e em risco a serviço.

Luta pela valorização da profissão

Apoiamos a luta pela valorização de todas essas profissionais da saúde e convocamos todas a votarem pela aprovação popular da PL 2564, que está tramitando no Senado Federal e prevê a fixação da jornada de trabalho em 30 horas. Se aprovado, o piso salarial para Enfermeiras seria de R$7.315 mensais, sendo que o valor serve de base para os pisos relacionados. Técnicas de enfermagem teriam o piso fixado em 70% do valor. Auxiliares de enfermagem e parteiras passariam a receber o equivalente a 50% do piso para Enfermeiras.

Para votar, basta acessar o link: https://www12.senado.leg.br/ecidad…/visualizacaomateria…

✊🏿 Não nos calamos. Somamos nossas vozes às dessas profissionais que lutam por condições dignas de trabalho e vida! Viva Ivone Lara! Mulher negra, funcionária da saúde pública, inspiração para as mulheres trabalhadoras, enfermeiras e sambistas da nova geração.

Sobre o dia 12 de maio

Comemora-se mundialmente o Dia da Enfermeira, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Fonte: SINDSAÚDE/SC

Leia mais: Todo Dia é Dia das Enfermeiras!