25 de março é o Dia Municipal de Luta Pelo Fim do Feminicídio

Hoje, dia 25 de março é o Dia Municipal de Luta Pelo Fim do Feminicídio, essa data entrou no calendário do Rio de Janeiro através da lei criada pela mandata da Vereadora Monica Benício e é um dos resultados atingidos com o lançamento do Levante Feminista, formado por mulheres feministas de diversos movimentos.

Essa não é uma data de celebração, mas sim uma data de luta por nós e pelas outras! Durante a pandemia chegaram a ser registrados um caso feminicídio a cada 6 horas e meia, de acordo com o Fórum de Segurança Pública. Aqui no Rio de Janeiro, apenas no mês de fevereiro de 2022, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 37 horas, maior índice de feminicídio no mês de fevereiro desde 2016, segundo pesquisa do Instituto de Segurança Pública.

 

Lembramos que no início deste mês de Março a mandata Monica Benício também conseguiu a aprovação definitiva do projeto de Lei Nº 58/2021 que institui o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, elaborado junto com parceiras dos movimentos e trabalhadoras que atuam no atendimento às mulheres vítimas de violência. Agora a lei em questão precisa ser sancionada por Eduardo Paes, Prefeito do município do Rio de Janeiro .

 

Por mim, por nós e pelas outras!

Nos queremos vivas!

 

#ParaTodasVerem Card com fundo roxo. Na parte superior em um retangulo branco o titulo “Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio” e abaixo uma breve descrição do projeto de lei 58/21. do lado esquerdo o desenho de uma jovem mulher negra segurando um megafone e uma placa com a frase “sanciona já, prefeito”. #fimdadescrição