10 alunas(os) denunciaram Abuso Sexual em âmbito familiar após palestras.
Após assistirem a palestras sobre Conscientização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceram nos dias 16 e 20 de maio de 2022, em uma escola na cidade de Campo Limpo de Goiás, pelo menos 10 alunas e alunos denunciaram terem sido vítimas de abuso sexual e relataram que as situações aconteciam em âmbito familiar e por pessoas conhecidas.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, cerca de 67% dos casos de abuso infantil ocorrem dentro de casa e entre pessoas próximas à família, o que faz com o que as escolas se tornem ambientes seguros e muito importantes no combate ao abuso e a exploração infantil.
Educação Sexual nas Escolas: Conscientização sobre Abuso e Exploração Sexual.
A educação sexual nas escolas promove a visibilização da violência que as crianças estão sofrendo, principalmente no ambiente familiar, pois através de palestras como essas as crianças e adolescentes têm a chance de conhecer seus corpos para se prevenirem e também seus direitos e onde podem recorrer quando identificarem um caso de violência. Atualmente, segundo pesquisa da Gênero e Número, somente três estados (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo) preveem disciplinas sobre educação sexual nas escolas.
📢Desde 2014, a CAMTRA desenvolve a campanha “Não Caia na Rede – Não à exploração sexual de meninas e mulheres!”, que tem por objetivo compartilhar com meninas e mulheres, em especial as que estão em alguma situação de vulnerabilidade, informações sobre exploração sexual, formas de identificar o aliciamento e de realizar denúncias.
🌻Para mais informações, acesse: https://camtra.org.br/portfolio/nao-caia-na-rede-nao-a-exploracao-sexual-de-meninas-e-mulheres/.
✊🏿Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie! Vamos proteger nossas meninas e jovens, cuidar da infância é cuidar do nosso futuro!
Não ao abuso e a exploração sexual de meninas e mulheres!
Por Mim, Por Nós e Pelas Outras!