Mães de Manguinhos na Luta contra a Violência do Estado

  • Categoria do post:Notícias
Você está visualizando atualmente Mães de Manguinhos na Luta contra a Violência do Estado

O Mães de Manguinhos é um exemplo de resistência das mães que transformam o sofrimento da violência do Estado contra os seus em luta pela justiça e pelo fim dos assassinatos em seus territórios.

O movimento foi fundado por mães moradoras de Manguinhos que tiveram seus filhos assassinados pela polícia da UPP, que gerou vítimas desde sua chegada. A Unidade de Polícia Pacificadora chegou em Manguinhos em outubro de 2012 e já matou em março de 2013.

🟣A primeira vítima foi Matheus, um jovem de 16 anos, assassinado por uma arma de choque.
🟣A segunda vítima foi Paulo Roberto de 18 anos, que foi espancado até morte por policiais.
🟣A terceira vítima foi Johnatha de 19 anos morto por um tiro nas costas.

A força do Movimento

Ana Paula Oliveira, mãe de Johnatha, foi uma das fundadoras do Mães de Manguinhos. Ela, diante da dor, foi em busca de razões para o assassinato e também atrás da justiça por seu filho.

Começou a se conectar com diversas outras mães negras, faveladas e periféricas que também tiveram seus filhos assassinados. Ela junto de outras mães decidiram criar essa rede de luta contra a violência do Estado.

Nas palavras da própria Ana Paula, “o Mães de Manguinhos é uma rede que luta contra todos os tipos de violência, principalmente a policial. Acolhemos familiares de vítimas, estamos na linha de frente dessa luta em busca da memória, de justiça e da verdade. São as mães que estão juntas nessa luta!”

Ana Paula e todas as outras mães que formam o Movimento Mães de Manguinhos são exemplo das redes de apoio que mulheres criaram após sofrerem com a violência do Estado. As mulheres estão sempre em movimento em busca de fortalecimento e justiça pelos seus.

CHEGA DE VIOLÊNCIA DO ESTADO!

Por Mim, Por Nós, Por Todas!

Fonte: Voz das Comunidades

Leia mais: Mulheres das favelas da Maré e Jacarezinho sofrem com ações do Estado em meio a pandemia

Leia mais: Dia das Mães – Somos Todas MÃES do Jacarezinho – RJ